quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Continente Europeu (Monte Branco)

O Monte Branco (em francês Mont Blanc e italiano Monte Bianco) é a mais alta montanha da Europa Ocidental, atingindo uma altitude de 4 808 metros, embora possa variar um pouco de ano para ano, em função das condições atmosféricas (é comum estimar a altitude em 4 810 m).

Altitude do cume:
A altitude máxima do Monte Branco estava de há muito estabelecida em 4 807 metros acima do nível do mar, mas medições efetuadas através de GPS em 2001 e 2003 mostram uma variação de vários metros de ano para ano, consideradas o resultado de flutuações, provocadas por diferentes condições atmosféricas, na espessura do glaciar que cobre o cume. Essa espessura das neves eternas que recobrem o monte desde a sua meia encosta até ao cimo varia de 15 a 23 metros.
Relevância econômica:
O Monte Branco constitui um popular destino turístico, sendo Chamonix uma das mais famosas estâncias de desportos de inverno do mundo, com excepcionais condições para a prática de montanhismo e esqui.

Noticia:
A primeira escalada de que há notícia ocorreu em 8 de Agosto de 1786, efetuadas por Jacques Balmat e Michel Paccard. A primeira mulher a atingir o cume foi Marie Paradis em 1808. As primeiras ascensões marcaram este local como berço do alpinismo moderno.

Glaciares: 
Esta montanha tem alguns glaciares deslizando lentamente pelos seus flancos. O maior destes glaciares é conhecido por Mar de Gelo.