quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Continente Americano (Rio Mississipi)

O Mississipi é um rio muito importante para os Estados Unidos, é o segundo rio mais longo do país, superado somente pelo Missouri. O Mississippi drena a maior parte a área entre Montanhas Rochosas e os Apalaches, exceto por uma área drenada pelos Grandes Lagos. Ele corta, ou margeia, dez estados americanos antes de desaguar no Golfo do México. O rio é dividido em alto Mississippi, da sua nascente sul até no Rio Ohio, e baixo Mississippi, do Ohio até sua foz próximo a New Orleans. O alto Mississippi é alem disto dividido em três secções: a nascente, da fonte até a Quedas Saint Anthony; uma série de lagos artificiais entre Minneapolis e St. Louis; e o médio Mississippi, um rio de curso livre da confluência do Rio Missouri até St. Louis.A sua bacia hidrográfica tem uma área de 3 300 000 km2 e abrange cerca de 40% da superfície total dos Estados Unidos.Tem um regime irregular, com grandes cheias na Primavera e no Verão, causadas pelo degelo e que provocam grandes inundações.
Na secção inferior, o rio caracteriza-se por uma forte acção de sedimentação, sobretudo na foz, tendo edificado um delta que avança em direção ao mar. Por este facto, o porto da região, Nova Orleães, surgiu, não do delta, mas a norte, num lago.


Importância econômica:
Esse importante recurso hídrico corta o território norte-americano no sentido norte-sul, em razão dessa característica foi de fundamental relevância no processo de ocupação do país, além disso, na segunda metade do século XIX foram criadas as embarcações a vapor que logo se tornaram indispensável
 no fluxo comercial desenvolvido nos Estados Unidos. Noticia:
mancha de óleo proveniente do vazamento da plataforma petrolífera da empresa britânica BP no delta do Rio Mississipi, nos EUA.
A BP vive nesta quinta-feira um dia crucial em seus esforços para controlar um vazamento de petróleo que já dura cinco semanas no golfo do México, no mesmo dia em que o governo dos EUA deve anunciar uma prorrogação de seis meses no veto a novas prospecções petrolíferas na região.